No primeiro artigo fiz uma primeira introdução sobre a engenharia de produção e suas áreas do conhecimento! Dessa forma, irei abordar um pouco da história dessa profissão, mencionando seus precursores. A Engenharia de Produção começou, há mais de um século, quando duas figuras conhecidas da Revolução Industrial, Frederick Winslow Taylor e Henry Ford, transformaram os conhecimentos empíricos sobre a produção em conhecimentos formalmente estabelecidos. Taylor é reconhecidamente o precursor da Engenharia de Produção, tendo publicado em 1911, o livro Princípios da administração científica. Começando assim, como torneiro-mecânico na siderúrgica americana Bethlem Steel participou diretamente do processo de produção. Percebeu os desperdícios de tempo e recursos no chão de fábrica.

Tempos e movimentos

Para mudar esse cenário, ele começou em identificar uma atividade de produção, cronometrando seu início, seu final. Enfim, ele dividiu a tarefa total em atividades em partes menores, encontrando desperdícios de tempo dentro delas. Conseguiu assim otimizar as tarefas, minimizando o tempo de execução. Essa lógica da organização das tarefas, teve uma enorme repercussão na indústria e estabeleceu as bases para a construção de uma área de conhecimento chamada Engenharia Industrial (Industrial Engineering para os americanos) ou Engenharia de Produção (Production Engineering para os ingleses).  Em síntese, Taylor praticou a “Divisão do Trabalho”, em busca do aumento da produção em seus princípios da Administração Científica, como foi chamada a Escola ou movimento, do qual foi o precursor.

No próximo artigo vou mostrar como Henry Ford colocou em prática os princípios de Taylor ao construir e organizar a planta de River Rouge em Detroit, onde produziu por mais de 15 anos o Ford Modelo T.

Referências:

BATALHA, M. O. Introdução a Engenharia de Produção. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

#engenhariadeproducao, #taylor, #engenhariaindustrial, #cronometragem

Prof. Dr. Marcelo Tirelli

Coordenador Adjunto – Engenharia de Produção

Faculdade de São Bernardo do Campo – FASB

Prof. Dr. Marcelo Tirelli

Prof. Dr. Marcelo Tirelli
Coordenador Adjunto - Engenharia de Produção
Faculdade de São Bernardo - FASB

http://lattes.cnpq.br/4630194230201313

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *