• 29 de janeiro de 2020
  • Sonia Galvão
  • Letras

 

 

O que é o

CURSO DE LETRAS?

Sonia Melchiori Galvão

 

Muitas vezes me perguntam o que é o Curso de Letras?

A resposta não é simples, porque podemos pensá-lo em abstrato ou na sua concretude diária.

O que há de abstrato que nos permeia a vida? O amor, a felicidade, as dores?

A exata compreensão do ser humano, em sua dinâmica no mundo, é nossa matéria. A captação que se faz desses signos e que estão expressos nos livros, nas paisagens, nos objetos artísticos, na tecnologia, no cotidiano, no silêncio e nas linguagens, nas diferentes culturas, nas línguas nos instigam e nos fazem debruçar sobre o estudo das semioses, na relação com o homem em suas dinâmicas comunicativa, social, cultural, biológica, artística entre outras, permitindo que o profissional das Letras atue com olhar diferenciado, de forma crítica e reflexiva.

Desta forma compreende o ser humano em suas diferentes dimensões, dando a ele ferramentas para que se torne em sujeito capaz de transformar a sua realidade e a de seu entorno.

Assim, podemos dizer que o Curso de Letras está para além das salas de aula, formando profissionais sensíveis e humanos, críticos, comprometidos com a construção de uma sociedade capaz de compreender  e refletir sobre os discursos, os mecanismos de processamento das linguagens e seus sistemas simbólicos, que possibilitam um mundo igualitário com oportunidade para todos.

 

 Sonia Melchiori Galvão é graduada em Letras pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1988), fez mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC SP (2004), especialização em Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá (2008), especialização em Literatura Infantil e Juvenil pela USP (1993), especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Metodista de São Paulo (1992), especialização em Metodologia do Ensino Superior pelo CUFSanto André (1993). Atualmente é professora e coordenadora do Curso de Letras (graduação e pós-graduação) da Faculdade de São Bernardo do Campo (FASB). Atua na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literatura Brasileira, principalmente na subárea da Semiótica e dos Estudos Contemporâneos, com ênfase no Barroco, Modernidade, memória, oralidade, literatura e novas tecnologias, poesia, crítica. Atua, ainda, como consultora ad hoc do INEP/MEC, em Avaliações Externas Institucionais e de Cursos de Graduação, bem como em avaliações de larga escala (SAEB, Prova Brasil, ENADE, ENCCEJA) e na leitura de escalas do SAEB/ Prova Brasil, como elaboradora e revisora de itens. Coordenou a área de Linguagens no Painel de Revisão de Itens do SAEB/INEP 2014 e supervisionou a área de Linguagens (ensino médio) do projeto Devolutivas junto ao MEC. Participou da leitura crítica e seleção de obras paradidáticas para o PNBE 2015.  Autora de artigos e capítulos de livros, como “Eles Eram Muitos Cavalos, a poética do choque” (2016);  “A Obra Galáctica: Literatura e Tecnologia” (Revista Cibertextualidades – 2014); “Racif, a poética do deslocamento” (2013). Recebeu o Prêmio Paul Zumthor (2000) e Prêmio Estímulo às Artes (Prefeitura e São Bernardo do Campo) pela produção ensaística. Poeta, compositora/ letrista, trabalha com literatura e música, como produtora, diretora artística e intérprete no show “Sonora Poesia”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *