• 12 de março de 2020
  • Maria Inês Gonçalves
  • Pedagogia

O desafio é levar os professores das escolas públicas e particulares a aceitarem, compreenderem e incorporarem a nova Base, é necessária a articulação dos sistemas, gestores, escolas, educadores de todo o nosso país.

A versão final da BNCC foi homologada em 20 de dezembro de 2017 pelo Ministério da Educação. A contar desta data, estabeleceu-se um prazo de 2 (dois) anos para a efetiva implantação da BNCC em todo o território nacional.

A Base foi elaborada a partir de 10 (dez) competências gerais, as quais deverão ser desenvolvidas ao longo da educação básica e nortearam a estruturação dos componentes curriculares da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

As competências gerais abrangem os campos do:

          1 – Conhecimento

  • Valorizar e utilizar os conhecimento historicamente construído sobre o mundo físico, social e cultural, para entender e intervir na realidade, colaborando para uma sociedade justo, democrática e inclusiva.2 – Pensamento cientifico, critico e criativo
  • Exercitar a curiosidade intelectual, o pensamento e analise critica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, problematizar e criar soluções com conhecimentos multidisciplinares.3 – Senso estético e repertório cultural
  • Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.4 – Comunicação
  • Utilizar conhecimentos das linguagens verbal verbo-visual, corporal, multimodal, artística, matemática, científica, tenológica e digital, para expressar-se e partilhar informações, ideias e sentimentos, e, com eles, produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.5 – Cultura digital
  • Compreender e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa e ética, para acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas com protagonismo.6 – Autogestão
  • Valorizar e compreender a diversidade de saberes, entender o mundo do trabalho e construir seu projeto de vida pessoal, profissional e social, para fazer melhores escolhas com liberdade, autonomia, responsabilidade e consciência crítica.7 – Argumentação
  • Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões que respeitem e promovamos direitos humanos e a consciência socioambiental, com posicionamento ético no cuidado consigo, com os outros e com o planeta.8 – Autoconhecimento e Autocuidado
  • Conhecer-se, apreciar-se, reconhecer suas emoções e a dos outros e ter autocrítica para cuidar de sua saúde física e emocional, lidar com suas emoções e com a pressão do grupo.9 – Empatia e Cooperação
  • Exercitar a empatia, o dialogo, a resolução de conflitos e a cooperação, para fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro, acolher e valorizar a diversidade sem preconceitos, reconhecendo-se como parte de uma coletividade com a qual deve-se comprometer.10 – Autonomia
  • Agir pessoal e coletivamente com autonomia responsabilidade, flexibilidade, resiliencia e determinação, para tomar decisões segundo princípios éticos democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

A BNCC é essencial para um projeto político pedagógico que busque garantir a todos os educandos o direito à aprendizagem de um conjunto de conhecimentos e competências para o exercício da cidadania.

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