• 16 de junho de 2020
  • Maria Inês Gonçalves
  • Pedagogia

PROJETO REALIZADO PELA PROFESSORA MARIA APARECIDA PERUSSI MARTINS E OS ALUNOS DO 2º ANO DE PEDAGOGIA “B” NOTURNO. 

 

A arte é um fenômeno eminentemente humano. Através dela damos sentidos e significados ao mundo que nos rodeia, que priori estranho e sem sentido, ao poucos, por meio da arte, de suas dimensões simbólicas, ganham poder expressivo de representar ideias através de linguagens particulares, como a literatura, a dança, a música, o teatro, a arquitetura, a fotografia, o desenho, a pintura, entre outras formas expressivas. Deste modo, a arte, vai tornando este mundo que o humano o transformou em um lugar de exclusão e morte em um ambiente mais belo e prazeroso de se viver.

 

O EXPERIMENTO:

 

OBJETIVOS: 

Conhecer as várias escolas e movimentos artísticos e períodos da História da Arte, suas principais características e a pintura artística nesses contextos. Desenvolver a leitura de imagem a partir da observação das obras de arte, e explorar por meio dos sentidos e graficamente os mais diversos materiais e suportes. Também é necessário que os alunos ampliem o âmbito e a qualidade da sua experiência estética visual, conhecer e compreender a diversidade da produção artística, contato com diferentes imagens de diferentes épocas e culturas, e por meio da apreciação conheçam e estabeleçam relações com seu universo, para que como futuros educadores possam transmitir estes conhecimentos a seus alunos.

Pontos, linhas, cores, formas, luzes, sombras, planos, volumes, fazem parte do universo das artes   visuais. Estão e sempre estiveram à disposição de uma mente criativa, imaginativa, perceptiva, sensível e inteligente, que organize poeticamente e lhes atribua significados.

O momento da RELEITURA também foi valorizado, desde o material empregado, tipos de pincéis, de   papéis, de tintas, trinchas, assim como a teoria das cores, tonalidades, nuances, contrastes, texturas, etc..

 

 

 

CONCLUSÃO:

 

O projeto deve orientar pedagogicamente o contato entre professor-aluno, fortalecendo essa relação e fornecendo elementos necessários para uma mudança de postura diante de suas produções.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *